Testes Avaliativos
TDAH: autoavaliação para adultos ASRS-18
Pesquisas apontam que os sintomas de TDAH podem persistir durante a vida adulta, tendo impacto significante em relacionamentos, carreiras e até na segurança pessoal dos pacientes que sofrem o transtorno (veja referência ao final).
Como o transtorno é comumente mal interpretado, muitas pessoas que o têm não recebem tratamento apropriado e, como resultado disso, podem nunca desenvolver seu potencial por completo. Parte do problema é a dificuldade em diagnosticar,
particularmente em adultos.
A escala de autoavaliação dos adultos – conhecida como ASRS-v1.1 ou ASRS-18 – é uma lista de sintomas que leva cerca de cinco minutos para ser preenchida. Esse questionário se destina a estimular o diálogo do médico com o paciente e a confirmar a existência de sintomas do transtorno. O conteúdo do questionário auxilia a descoberta de sintomas, deficiências e histórico que podem levar ao diagnóstico correto.
Os 18 critérios avaliados de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR). Seis das 18 perguntas (Parte A) trazem sintomas mais consistentes com o diagnóstico de TDAH e, portanto, são a base do ASRS-18.
Já A Parte B traz as 12 demais perguntas que auxiliam na pesquisa.
O questionário é apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis
sintomas primários do TDAH. O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser
feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas abaixo relacionados podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e
outras condições clínicas e psicológicas.
Qualquer diagnóstico só pode ser fornecido por um profissional médico.
PARTE A

Time's up
PARTE B

Time's up